terça-feira, 12 de março de 2013

Como, quando e para quem: saiba tudo sobre os métodos de depilação


Cera quente, cera fria, creme depilatório, com fio de linha ou a laser. Estes são alguns tipos de depilação e a causa de muitas preocupações femininas. Pensando nisso o hagah te mostra os quais métodos existentes, prós e contras e te dá dicas legais.

Cera quente
 
Prós:
Um dos pontos positivos da cera quente é que geralmente ela é feita à base de produtos naturais como o mel. De acordo com uma das proprietárias e depiladora da estética Pequenos Detalhes 

Depilação Expressa, Danielle Chagas Paim, a cera quente dilata o poro e facilita a retirada do pêlo.” É possível ficar de 15 a 20 dias sem pêlos no local da depilação”, diz.

Contras: O maior problema é para quem ter varizes grandes, pois pode corromper os vasinhos. Pessoas que fizeram cirurgias ou bioplastia num período de seis meses. Muitas vezes este tipo de depilação causa certo incômodo para algumas mulheres, por causa do atrito com a pele. Danielle alerta: “mulheres grávidas podem se depilar a partir do 3° mês e no 9° mês só com autorização do obstetra”, ressalta.

Dicas: Três dias antes de fazer a depilação é necessário fazer uma esfoliação e após três dias também, para evitar o encravamento do pêlo. A depiladora dá uma dica, “quem vai depilar a axila não pode usar desodorante 24 horas antes. É bom que o cliente cuide a procedência do local, que observe se a estética possui autoclave e que a cera não tenha reaproveitamento depois”, finaliza.

Creme depilatório

Prós: É indicado para pessoas que já possuam um certo conhecimento sobre depilação. Para quem conhece, é muito prático, indolor, pode ser comprado em perfumarias e até em farmácias e o resultado é parecido com o da lâmina. De acordo com a depiladora Danielle, as pessoas que têm varizes podem usar sem problemas.

Contras: Se a pessoas não souber usar pode ocasionar lesões e manchas na pele. A depiladora ainda explica que este método pode trazer riscos. “Se passar do tempo de espera, pode ocasionar uma queimadura horrível na pele”, explica.

Dicas: Principalmente cuidar o tempo de aplicação do produto, ver se ele é registrado na Anvisa e se é de uma marca realmente confiável.

Aparelho de depilação

Prós: Arranca o fio da raiz e é muito prático pois o aparelho não deixa sujeira. É indicado, principalmente, para as pernas. É um método seguro e rápido. Por retirar completamente o pelo, evita que eles encravem depois.

Contras: Costuma ser bem dolorido e é um aparelho relativamente caro. Não deve ser usado em regiões mais sensíveis como rosto e braços.  

Dicas: Deixar o pelo crescer para poder usar novamente. Não passar cremes antes de usar o aparelho. Você pode usá-lo logo após o banho ou com a pele seca.

Depilação com fio
 
Prós:
Utiliza um fio de 80 cm ou 1m. Arranca os pêlos sem comprometer a estrutura da pele. Não provoca a flacidez da pele, como acontece com a cera quente. Uma ótima vantagem deste método é que ele afina os pelos e faz com que eles demorem bastante tempo para crescer. De acordo com a maquiadora Daniela Viera da Estética Mirage Intercoiffure, este método, que é o mais antigo que existe, só traz benefícios. “É ideal para quem tem alergia a cremes depilatórios e cera, ele não engrossa e não danifica a pele”, diz.

Contras: Causa dor e tem um custo alto, pois são poucos profissionais qualificados que fazem este tipo de depilação. Não é recomendado para o corpo todo, apenas para as regiões do rosto e pescoço. Pessoas com a pele muito sensível, de idade, ou com flacidez, devem procurar outro método.

Dicas: A maquiadora explica que fazendo esta depilação durante 8 meses, há uma redução muito boa dos pelos.

Lâmina

Prós: A depilação com lâmina não tira dos pelos pela raiz. É aconselhável que se faça na hora do banho, com a água quente, pois os pelos vão estar amolecidos. A água quente também funciona como um anti-inflamatório. De acordo com a proprietária da estética DepilCenter Espaço da Depilação, Ana Paula Alves, o método não oferece nenhuma vantagem, pois só estraga a pele e engrossa os pelos. “Eu só indico se for num caso de desespero”, diz.

Contras: Ana Paula explica que o pêlo engrossa, encrava, e se forma uma camada de pele morta, além de deixar a axila escura.

Dicas: A depiladora dá uma ótima dica para quem precisar se depilar com lâmina: “passe bem de leve a lâmina por cima e utilize um hidratante sem álcool ou um gel pós depilação”, finaliza.

Laser

Prós: É bom saber, primeiramente, que é um procedimento médico, e deve ser feito somente por médicos. De acordo com a fisioterapeuta da Estética Onodera, Paula Reali, ela é positiva para quem tem pêlos escuros e a pele mais clara. Ocorre uma eliminação gradativa de 70 a 90% do pelo. “Na estética, quem faz a depilação a laser são médicos dermatologistas ou com pós-graduação em medicina estética. O laser é indicado para quem tem foliculite, os famosos pêlos encravados. Ela só traz benefícios”, explica.  

Contras: A maior contraindicação é para pessoas com doença fotossensibilizante ou que tenha vitiligo ou psoríase. A fisioterapeuta ainda alerta: “Também não é indicado para mulheres grávidas e para pessoas com o pêlo muito claro, como loiros e ruivos, pois a máquina é atraída pela melanina, por isso, quem tem a pele muito bronzeada não pode fazer”, diz.

Dicas: A médica Gabriela Barnard Dias, da Estética Onodera, explica que os homens procuram bastante este tratamento pois ao barbear com lâmina a pele fica muito irritada e sensível, gerando foliculite. “O tratamento pode ser feito em qualquer parte do corpo menos na região dos olhos. E é muito importante que as pessoas saibam que deve ser feito, realmente, por médicos especializados. A a máquina recebe uma graduação especial de acordo com o fototipo de cada paciente”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário